ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

ARMAZENE parabeniza a inclusão do ARMAZENAMENTO no Leilão de Reserva de Capacidade

Divulgação Isa Cteep

A Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (ARMAZENE), parabeniza o Ministério de Minas e Energia (MME) e seu titular, Alexandre Silveira, pela inclusão dos sistemas de armazenamento no leilão de reserva de capacidade previsto para acontecer em 30 de agosto.

A decisão foi anunciada pelo ministro na última quarta-feira, dia 20, durante a participação de Silveira no 42° encontro anual da CERAWeek, em Houston, nos Estados Unidos. O ministro revelou, na ocasião, que o governo vem trabalhando para inserir outras fontes de energia limpa em substituição a fontes poluentes.



Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia - Divulgação MME

A medida vai ao encontro do que a ARMAZENE vem preconizando nos últimos anos, qual seja, do incentivo ao uso de energias renováveis e o incremento dos sistemas de armazenamento no projeto de modernização energética anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e que vem sendo implantado com sucesso pelo MME.

A inclusão do armazenamento de energia no leilão de reserva de capacidade de agosto representa um passo gigantesco para o sucesso da transição energética do Brasil. Com a viabilização do armazenamento, a transição poderá ser feita com mais estabilidade e segurança para o uso de energias intermitentes, sobretudo as de origem eólica e fotovoltaica.

Com essa medida e o apoio do Governo Federal e do Ministério de Minas e Energia, os investimentos do setor representado pela ARMAZENE darão um salto de crescimento no país. Nesse sentido, a Associação estará a postos para atender as demandas vindas tanto do poder público quanto da iniciativa privada.

ARMAZENE
Associação Brasileira de Armazenamento de Energia