Sheikh Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados, anuncia projeto de energia solar e BESS de dimensões globais
Divulgação
A Emirates Water and Electricity Company e a Abu Dhabi Future Energy Company (Masdr) anunciaram no final da semana passada o desenvolvimento de um projeto de armazenamento com energia fotovoltaica e baterias de lítio que significará um passo decisivo para os Emirados Árabes Unidos (UAE) consolidarem uma política de carbono zero.
Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan
Na verdade, o novo projeto será o maior já idealizado globalmente combinando energia solar e um sistema BESS de armazenamento, que entregará energia renovável e confiável 24 horas por dia para Abu Dhabi e para todos os países que compõe a UAE.
"O projeto ajudará a impulsionar os avançados sistemas de Inteligência Artificial e outras tecnologias emergentes, em suporte ao que estamos chamando de Estratégia Nacional de Inteligência Artificial 2031 e Política de Carbono Zero 2050, dentro de nossa visão de um futuro mais próspero e sustentável para nossa nação e nosso povo", comentou em sua conta do Linkedin o Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos e Ruler de Abu Dhabi.
Divulgação
Uma vez em funcionamento, a nova central fornecerá até 1 gigawatt (GW) de energia e será o maior sistema combinado de armazenamento solar e de baterias (BESS) de todo o mundo. Localizado em Abu Dhabi, o projeto será constituído por uma usina fotovoltaica de 5,2 GW e um sistema de armazenamento em bateria de 19 gigawatts-hora (GWh).
No entender do Sheik Zayed Al Nahyan e do grupo formado para desenvolver o projeto, a instalação solar combinada com os sistemas BESS proporcionará estabilidade e eficiência incomparáveis, superando os desafios de intermitência de energia renovável e permitindo a integração perfeita com à rede elétrica dos países dos Emirados Árabes Unidos.