Ministro recebeu em Brasília fabricante de baterias que detém quase 40% do mercado global de veículos elétricos.
O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) pediu que a Corte investigue se o atraso no leilão de reserva de capacidade (LRCAP) está ligado ao interesse de empresas que não podem participar da contratação.
Durante uma reunião pública realizada esta semana na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o presidente da Agência, Sandoval Feitosa, destacou a importância de o Brasil avançar na contratação de sistemas de armazenamento em baterias.
Após sabatinas, nomes ainda precisam passar por votação no plenário do Senado, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (20/8).
Processo volta à pauta nas próximas semanas, com definições sobre as tarifas aplicadas aos empreendimentos.
Empresários planejam termelétrica a gás em Brasília que depende de 'jabutis'; presidente do PSD nega atuar no assunto, e Termo Norte confirma necessidade de mudança de regra.
Com reforma do setor elétrico, ritmo de crescimento da geração deve diminuir e investidores veem armazenamento como a próxima fronteira para investimentos em renováveis no país.
Segunda fase da Consulta Pública nº 39/2023 reuniu 652 sugestões de 70 participantes.
Ministro defende avançar na pauta bilateral, por meio de comércio e investimentos estratégicos.
A transição energética vai além da geração limpa. Sem uma rede capaz de transportar eletricidade com segurança, rapidez e flexibilidade, não é possível garantir que essa energia chegue aos consumidores.
Diretor da agência chegou a pedir suspensão do certame que prevê zerar dívida de hidrelétricas.
Sistemas de armazenamento por baterias serão capazes de superar o paradoxo energético do Brasil frente ao imenso potencial das energias solar e eólica.
Em palestra de abertura do Expert XP, nesta sexta-feira (25/7), ex-vice-presidente dos EUA acredita que o Brasil é o futuro em energia renovável e dá exemplo nessa área.
Operacionalização será feita com um novo cartão e sistema de pagamento, em fase final de desenvolvimento pela Caixa Econômica Federal.
De acordo com o Serviço Geológico Americano, o Brasil tem a segunda maior reserva de terras raras do planeta.
Ministro afirma não considerar correto proibir importação de diesel russo e que Rubio está mal informado sobre Itaipu.
Com investimento de R$ 150 milhões, primeiro sistema de armazenamento do Brasil em larga escala está no litoral sul paulista; À EXAME, companhia revela planos de expandir solução.
Ex-ministra ainda afirmou que realizar a COP30, em Belém (PA), não representa uma vitória para o país.
A Redwood Materials planeja reaproveitar material de veículos elétricos para construir microrredes movidas a energia renovável.
Relatório cita caso da concessionária e cobra regras mais claras da Aneel para avaliar resposta das distribuidoras a apagões e eventos extremos.
Ministro de Minas e Energia enfrenta rusgas com o presidente do Senado, que defende sua saída da pasta. Indicações para agências devem diminuir tensão.
Willamy Frota e Gentil de Sá Júnior dependem de aval do Senado para assumir vagas nas diretorias da agência reguladora de energia.
Texto trava orçamento da CDE aos valores definidos em 2026 e reverte parte dos "jabutis" aprovados pelo Congresso no marco das eólicas.
Potência instalada pode não ser suficiente para suprir a demanda nas horas mais críticas.
Com a eleição de Angélica Laureano, que tem 45 anos de experiência, sendo 37 deles na Petrobras, a petroleira tem, agora, maioria de mulheres no comando pela primeira vez na sua história.
Para sair do imbróglio do leilão de potência, o correto seria realizar uma concorrência sem separação dos produtos por fontes, escreve Bernardo Bezerra.
Enquanto a inflação acumulada foi de 326% nos últimos 25 anos, a tarifa de energia elétrica subiu 1.299%.
Nova titular da SEV/MDIC substitui Rodrigo Rollemberg após ida à Câmara. Pasta reúne políticas como mercado de carbono, hidrogênio verde e eólicas offshore.
O armazenamento de energia elétrica por meio de baterias será fundamental para que a geração por fontes renováveis continue em expansão no Brasil a partir da próxima década.
Ludimila Lima concluirá mandato e abrirá vaga para Ivo Secchi Nazareno, secretário de leilões da agência.