Enquanto a inflação acumulada foi de 326% nos últimos 25 anos, a tarifa de energia elétrica subiu 1.299%.
Nova titular da SEV/MDIC substitui Rodrigo Rollemberg após ida à Câmara. Pasta reúne políticas como mercado de carbono, hidrogênio verde e eólicas offshore.
O armazenamento de energia elétrica por meio de baterias será fundamental para que a geração por fontes renováveis continue em expansão no Brasil a partir da próxima década.
Ludimila Lima concluirá mandato e abrirá vaga para Ivo Secchi Nazareno, secretário de leilões da agência.
Ex-presidente da EPE havia sido nomeado assessor de Alexandre Silveira após ser substituído na Secretaria de Transição e Planejamento; destino na COP30 segue indefinido.
Relatório da Wood Mackenzie alerta para gargalos na transmissão e aponta baterias como solução para conter o desperdício de energia na próxima década.
Márcio Toledo, enviou carta ao embaixador André Corrêa do Lago parabenizando o experiente diplomata por sua escolha para presidir a próxima Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).
O presidente da Associação Brasileira de Armazenamento de Energia, Márcio Toledo, enviou carta a Thiago Vasconcellos Barral Ferreira, cumprimentando-o por sua escolha como representante do setor de energia do Governo Federal.
Desenvolvido pela empresa Liberdade Solar, moradores do Saco das Anchovas passam a ter acesso à eletricidade por mei.
Indústria defende que Brasil tem nos biocombustíveis e na bioeletrificação soluções prontas para reduzir suas emissões.
O Canal Um Brasil, da Fecomércio/SP, entrevistou a consultora Rafaela Guedes, que falou sobre investimentos do setor privado na transição energética no Brasil.
Caráter duplo de carga e consumo das baterias origina questões que devem passar primeiro por regulação da Aneel.
Para a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, a COP30 é o início de um processo de engajamento da sociedade brasileira.
Em entrevista à EXAME, ex-ministra do Meio Ambiente e um dos mais renomados nomes em política climática e ambiental falou sobre expectativas para a COP30 e liderança do Brasil.
Com alta nas tarifas de energia, restrições de rede e busca por maior autonomia energética, o mercado brasileiro de baterias deve crescer de forma acelerada, mesmo sem um marco legal regulatório definido.
O governo federal exonerou nesta sexta (6/6) o secretário de Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (MME), Thiago Barral.
Geração de energia renovável, armazenamento e eletromobilidade, combustíveis sustentáveis e CCUS estão entre as áreas de interesse.
O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) apresentou no último dia 27 de maio, na Câmara Federal, uma emenda ao Projeto de Lei 1300/2025, em que se reconhece a atividade de Armazenamento de Energia no setor elétrico brasileiro.
Asian battery manufacturers from South Korea, China, and Japan maintain a strong hold on the global battery mineral market despite a temporary slowdown in electric vehicle demand.
Em entrevista exclusiva à coluna, Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente (2010-2016), se mostrou enfática ao criticar o ataque sofrido por Marina Silva no Senado.
Governo vai contratar nova tecnologia só após certame dedicado às termelétricas, cancelado em abril devido a brigas entre principais empresas.
Edital faz parte da Nova Indústria Brasil e visa a redução de assimetrias regionais com financiamento exclusivo para a região Nordeste.
Empresas de conteúdo disputam com operadoras por cobrança extra por tráfego de vídeos nas redes.
Desembargador acatou argumento da companhia de que venda dos ativos não caracterizou desestatização.
Desavenças em torno da MP do setor elétrico mostram por que até o cavalo paraguaio em que Marco Rubio montou pode levar vantagem nos ''datacenters''.
Empresa captou US$ 4,6 bilhões em lançamento de ações, mas valor pode subir a US$ 5,3 bilhões.
O texto foi apresentado aos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos/PB) e aos líderes de bancada.
Preparativos para leilão de reserva de capacidade 2025 são extintos após revogação de portaria do MME.
Juan Carlos López Mena é um argentino naturalizado uruguaio, um dos homens mais ricos da região e também o empresário por trás da construção do maior ferry boat elétrico do mundo.
Operação pode ser a maior oferta da Bolsa de Hong Kong desde o IPO da Kwai em 2021.