Petrobras estuda disputar o primeiro leilão de baterias do Brasil e afirma que o armazenamento será crucial para viabilizar novos investimentos em renováveis e evitar cortes na geração.
Estatal já avaliava oportunidades nesse mercado e o LRCAP para o armazenamento deve acelerar a movimentação.
Apesar de '100% renovável', laudo destaca que projeto tem previsão de 120 geradores a diesel, com capacidade de até 200 MW.
Não há uma só distribuidora no planeta com uma área de concessão tão complexa quanto a da Enel-SP, com 90% da rede aérea e que enfrente iguais desafios de adaptação às mudanças no clima.
A empresa canadense está de olho no primeiro leilão de baterias, que promete impulsionar o mercado de armazenamento de energia; alternativa pode ajudar a reduzir os cortes de energia chamados de 'curtailment'.
Conselho da Petrobras aprovou os planos de aquisição de 49,99% da Lightsource, em informação antecipada mais cedo pela Bloomberg News com base em fontes; negócio representa investida da estatal na frente de energias renováveis.
A bateria de íons de lítio foi inventada nos anos 70, mas a tecnologia demorou para avançar porque era considerada cara e arriscada.
Ministro Alexandre Silveira vai propor uma agenda com o governador paulista e com o prefeito da capital de São Paulo para alinhamento de responsabilidades e atuação coordenada.
A Axia Energia iniciou as obras dos Lotes 3 e 5 do Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após receber a Licença de Instalação concedida pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira (10) em cerimônia no Palácio da Abolição, sede do Estado.
Medidas para mitigar curtailments podem trazer grandes consumidores de energia para o Brasil. Não faltam propostas para socializar, via cálculo tarifário, custos de atendimento contínuo dos data centers.
Caso se saia vencedora, a companhia trabalhará para ter um parque de baterias pronto para atender a demanda em 2028, disse um gerente da estatal.
Em reunião com o venezuelano Nicolás Maduro em novembro, o empresário Joesley Batista, dono da J&F, avisou que, para evitar uma guerra, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer fechar um acordo que envolva três mercados: petróleo, ouro e terras
Empresa de óleo e gás anuncia investimento para multiplicar por dez a produção em três campos recém-adquiridos pela companhia brasileira até 2028, uma expansão que também vai beneficiar a Âmbar Energia.
Feitas de íon-lítio, elas são utilizadas em cada vez mais redes elétricas em todo o mundo. Inovação ajuda a reduzir a necessidade de usinas e linhas de transmissão caras.
Depois do veto presidencial, geradores vão apresentar ao Ministério de Minas e Energia (MME) propostas para solução do curtailment.
Vetos do Planalto em texto para regulação do setor elétrico reduzem custos que afetariam consumidores. Retrocessos como prorrogação usinas poluentes foram mantidos; seria melhor que royalties da Petrobras ajudassem a equilibrar o Orçamento.
O tema 'Armazenamento de Energia' foi destaque do noticiário do Jornal da Band, da Band TV, apresentando as inúmeras vantagens que o BESS (Battery Energy Storage System) trará para o Sistema Elétrico Brasileiro.
Empresa ultrapassou no mundo a marca de US$ 118 bilhões em faturamento em 2024, impulsionada por investimentos em P&D.
Brasil deve atrair R$ 22,5 bilhões em investimentos em baterias até 2030; Huawei se posiciona com tecnologia robusta e experiência internacional.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém (PA), colocou a descarbonização no centro do debate global. A Neoenergia apresentou projetos e reforçou sua estratégia de eletrificação, inovação e inclusão.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) rejeitou os pedidos de impugnação contra os vencedores do leilão de soluções de suprimento dos sistemas isolados (Sisol), que ocorreu em 26 de setembro deste ano, e decidiu pela habilitação das proponentes.
Coluna quente com essa exclusiva e ainda detalhes do lançamento do meu novo canal e videocast "Os Tombo que eu Levo". Vai dar o que falar!
Enquanto governo lança consulta pública e fabricantes se mobilizam, o veto ao conteúdo local e a repartição dos custos entre geradoras criam novos impasses para o setor.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, foi o convidado da última segunda-feira, dia 24, no programa Roda Viva, da TV Cultura.
Vetos atingem propostas que ampliavam compensações, mudavam regras do petróleo e restringiam licenças e contratos do setor.
O Ministério de Minas e Energia promove nesta terça-feira, dia 25, o webinar "LRCAP de 2026 - Armazenamento", com as participações da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Presidente francês pede proteção a investidores internacionais; enquanto Planalto teme impacto na conta de luz em ano eleitoral.
O Movimento União Pela Energia, que reúne mais de 70 associações e federações da indústria em defesa da competitividade da energia, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo vetos a sete dispositivos incorporados.
Medida repassa para os consumidores uma conta de indenizações a geradores de fontes eólica e solar que foram obrigados a cortar a geração a mando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O Ministério de Minas e Energia abriu nesta segunda-feira nova consulta pública para o primeiro leilão que contratará sistemas de armazenamento em baterias para o setor elétrico brasileiro, prevendo a realização do certame inédito em abril de 2026.