O Brasil deve realizar em abril seu primeiro leilão de energia elétrica para baterias de grande escala, e empresas chinesas - que já investiram pesadamente no setor elétrico do país - são apontadas como principais candidatas.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) concluiu o estudo técnico que recomenda uma solução inovadora para o aumento da confiabilidade no atendimento às cargas de Feijó e Cruzeiro do Sul, no estado do Acre.
Soluções para o setor incluem utilização de sistemas híbridos com baterias, automação inteligente e eletromobilidade.
Brasil se coloca como uma das principais plataformas mundiais para investimentos em energia limpa e novas cadeias produtivas de baixa emissão de carbono.
Hatch elétrico da GAC aposta em assinatura e troca rápida de bateria; hatch já roda em testes por aqui.
A proposta de diretrizes para o leilão de baterias, previsto para abril deste ano, precisa de aprimoramentos para assegurar conformidade com princípios constitucionais de competitividade, isonomia, eficiência e motivação.
Estimativa realizada pela EPE, ligada ao MME, para os leilões de 2026, projeta alto potencial de volume de investimentos em geração e transmissão.
Adiamentos e judicialização esvaziaram a agenda do setor, reduziram investimentos e elevaram riscos à segurança energética.
A chinesa Envision Energy anunciou nesta quinta-feira (8) um grande acordo com a geradora renovável Casa dos Ventos para fornecimento de turbinas eólicas e outros serviços.
Iniciativa abre caminho para armazenar energia eólica e solar hoje desperdiçada.
A implementação da reforma tributária de bens e serviços exigirá uma transformação interna das empresas. Reforma deve mudar as empresas e um dos sistemas tributários mais complexos do planeta.
Uma nova usina vai ser instalada na ilha com mais de 30 mil placas fotovoltaicas, que usam a luz do sol para produzir eletricidade e baterias de armazenamento para fornecer energia à noite e em dias sem sol.
Analistas dizem que, apesar de recuo de empresas em metas ESG, sustentabilidade ainda é tendência. Entidade afirma que setor registra crescimento em patrimônio de fundos sustentáveis.
Petrobras estuda disputar o primeiro leilão de baterias do Brasil e afirma que o armazenamento será crucial para viabilizar novos investimentos em renováveis e evitar cortes na geração.
Estatal já avaliava oportunidades nesse mercado e o LRCAP para o armazenamento deve acelerar a movimentação.
Apesar de '100% renovável', laudo destaca que projeto tem previsão de 120 geradores a diesel, com capacidade de até 200 MW.
Não há uma só distribuidora no planeta com uma área de concessão tão complexa quanto a da Enel-SP, com 90% da rede aérea e que enfrente iguais desafios de adaptação às mudanças no clima.
A empresa canadense está de olho no primeiro leilão de baterias, que promete impulsionar o mercado de armazenamento de energia; alternativa pode ajudar a reduzir os cortes de energia chamados de 'curtailment'.
Conselho da Petrobras aprovou os planos de aquisição de 49,99% da Lightsource, em informação antecipada mais cedo pela Bloomberg News com base em fontes; negócio representa investida da estatal na frente de energias renováveis.
A bateria de íons de lítio foi inventada nos anos 70, mas a tecnologia demorou para avançar porque era considerada cara e arriscada.
Ministro Alexandre Silveira vai propor uma agenda com o governador paulista e com o prefeito da capital de São Paulo para alinhamento de responsabilidades e atuação coordenada.
A Axia Energia iniciou as obras dos Lotes 3 e 5 do Leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), após receber a Licença de Instalação concedida pelo Governo do Ceará, nesta quarta-feira (10) em cerimônia no Palácio da Abolição, sede do Estado.
Medidas para mitigar curtailments podem trazer grandes consumidores de energia para o Brasil. Não faltam propostas para socializar, via cálculo tarifário, custos de atendimento contínuo dos data centers.
Caso se saia vencedora, a companhia trabalhará para ter um parque de baterias pronto para atender a demanda em 2028, disse um gerente da estatal.
Em reunião com o venezuelano Nicolás Maduro em novembro, o empresário Joesley Batista, dono da J&F, avisou que, para evitar uma guerra, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, quer fechar um acordo que envolva três mercados: petróleo, ouro e terras
Empresa de óleo e gás anuncia investimento para multiplicar por dez a produção em três campos recém-adquiridos pela companhia brasileira até 2028, uma expansão que também vai beneficiar a Âmbar Energia.
Feitas de íon-lítio, elas são utilizadas em cada vez mais redes elétricas em todo o mundo. Inovação ajuda a reduzir a necessidade de usinas e linhas de transmissão caras.
Depois do veto presidencial, geradores vão apresentar ao Ministério de Minas e Energia (MME) propostas para solução do curtailment.
Vetos do Planalto em texto para regulação do setor elétrico reduzem custos que afetariam consumidores. Retrocessos como prorrogação usinas poluentes foram mantidos; seria melhor que royalties da Petrobras ajudassem a equilibrar o Orçamento.
O tema 'Armazenamento de Energia' foi destaque do noticiário do Jornal da Band, da Band TV, apresentando as inúmeras vantagens que o BESS (Battery Energy Storage System) trará para o Sistema Elétrico Brasileiro.