ARMAZENE se reúne com o Ministério de Minas e Energia para discutir Consulta Pública dos Sistemas Isolados do Norte
Leandro Rua, Alino Sato, Thiago Barral, Karina Sousa, Paulo Godoy e Eduardo Guimarães - Divulgação
A diretoria da Associação Brasileira de Armazenamento de Energia (ARMAZENE), acompanhada de sua associada fundadora, a You.On Energia, esteve reunida nesta quinta-feira, dia 18, em Brasília (DF), em audiência concedida pelo secretário de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral. Em pauta, a discussão da Consulta Pública nº 167, que versa sobre os Sistemas Isolados do Norte do país.
Acompanharam a audiência Karina Sousa, diretora de Transição Energética do MME; Leandro Rua, diretor Comercial da You.On; Alino Sato, diretor de Assuntos Regulatórios da You.On; Paulo Godoy, diretor de Relações Institucionais da You.On e Eduardo Guimarães, diretor de Relações Institucionais da ARMAZENE.
A Consulta Pública nº 167 aberta pelo MME visa receber contribuições da sociedade sobre a minuta da Portaria de Diretrizes para a realização do Leilão SISOL 2024. Para o Ministério, esse instrumento de participação social é crucial para definir a contratação de soluções de suprimento em pelo menos 15 municípios nos estados do Amazonas e do Pará.
Os Sistemas Isolados do Norte compreendem regiões ainda muito dependentes da geração a diesel e que possuem um nível de perdas muito grande, além de uma ineficiência acima da média do que é observado no restante do país