Seminário promovido pela ANEEL mostrou as experiências globais em sistemas de armazenamento de energia

Divulgação ANEEL
Evento híbrido foi realizado em Brasília em parceria com a Agência Energética da Dinamarca e participação do MME, EPE e ONS
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) promoveu, na última quinta-feira, dia 13, um seminário técnico para discutir o aprimoramento da regulação para a inserção do Armazenamento de Energia ao Sistema Elétrico Brasileiro.
O evento híbrido, realizado em parceria com a agência energética da Dinamarca (DEA), recebeu especialistas internacionais com o objetivo conhecer diferentes experiências a respeito da integração de baterias ao sistema elétrico, além de trazer para a discussão importantes pontos sobre a formação de redes com inserção de energias renováveis intermitentes.
O diretor da ANEEL, Ricardo Tili, destacou a importância do intercambio de experiencias bem-sucedidas para uma visão macro sobre o tema. "O objetivo deste evento é discutir elementos chave para a transição energética, ampliando o importante diálogo com a sociedade e aproveitando a oportunidade para aprender com as experiências internacionais".
Para Ricardo Tili, "cada país enfrentou esses desafios de maneira única, e hoje teremos a chance de ouvir especialistas e outros atores relevantes que, de uma forma ou de outra, contribuirão para a regulação desse novo componente crucial para o setor elétrico brasileiro". Ele finalizou desejando um evento proveitoso e enriquecedor, que traga subsídios valiosos para o processo de regulação do armazenamento de energia que está em andamento no Brasil.
O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, falou do seu orgulho em trabalhar em uma agência reguladora que não limita o desenvolvimento do mercado, mas sim o incentiva. E completou dizendo: "Por isso, estamos discutindo aqui essa nova fronteira que se abre para o setor elétrico brasileiro, que tem sido muito bem desenhada do ponto de vista regulatório, e está sendo conduzida com um amplo diálogo entre todas as partes interessadas. Tenho a certeza de que essa abordagem deixará um legado imenso e relevante para o futuro do setor elétrico no Brasil."
Ao longo do evento, foi possível conhecer diversas experiências e aprender como diferentes países estão inovando e colaborando para enfrentar os desafios energéticos globais. Entre os tópicos debatidos, destacaram-se: tendências para padrões internacionais sobre Grid Forming, desafios para a integração de sistemas de armazenamento, soluções para a resiliência energética e inovação tecnológica, além das experiências chilena, dinamarquesa, chinesa e norte-americana em relação ao tema. Também foram apresentados os resultados do Projeto de P&D "Aplicação de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) no Sistema Brasileiro".
Além dos palestrantes internacionais, pesquisadores e técnicos, o seminário contou com as contribuições de Reinaldo Garcia, diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Guilherme Zanetti Rosa, diretor do Departamento de Planejamento e Outorgas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Interligações Internacionais do Ministério de Minas e Energia (MME); e André Della Rocca Medeiros, gerente de Engenharia Sul do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).