ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

J&F, dos irmãos Batista, pede aval ao Cade para comprar a Roraima Energia

Reprodução/Site Roraima Energia -

Aquisição será realizada pela Futura Venture Capital Participações, empresa da J&F, que comprará 100% das ações da companhia


Por Robson Rodrigues, Valor - São Paulo

A J&F, holding controlada pela família Batista, formalizou ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pedido para aprovação da compra da Roraima Energia, empresa do grupo Oliveira Energia. O processo foi protocolado por meio de formulário de notificação pública, no qual a companhia detalha a operação e defende que a transação não traz riscos concorrenciais.

Segundo o documento, a aquisição será realizada pela Futura Venture Capital Participações, empresa da J&F, que comprará 100% das ações da companhia. A Roraima Energia é a concessionária responsável pelos serviços de distribuição de energia elétrica no Estado de Roraima.

"A operação proposta representa uma boa oportunidade para a expansão das atividades do Grupo J&F no setor elétrico, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a sua maior eficiência como um todo no país. Para o Grupo Oliveira Energia, a Operação está alinhada aos seus planos de desinvestimento", diz o documento.

O grupo dos irmãos Batista sustenta que a transação não gera preocupações concorrenciais. A sobreposição horizontal entre as atividades das partes seria considerada "ínfima", já que a J&F atua em geração e comercialização de energia, enquanto a Roraima é exclusivamente distribuidora. O documento aponta ainda que a integração vertical resultante é limitada, não havendo possibilidade de fechamento de mercado.

A notificação ressalta que, mesmo somando a participação da Roraima com a da Amazonas Energia - cujo controle a J&F já adquiriu em operação anterior -, a fatia de mercado em distribuição não ultrapassa 3% em nível nacional. Já nas áreas de geração e comercialização, a participação do grupo não supera 30%.

"Nesse sentido, a limitada integração vertical entre as atividades de geração e comercialização de energia elétrica do Grupo J&F e as atividades de distribuição de energia elétrica exercidas pela Roraima Energia é incapaz de acarretar quaisquer preocupações concorrenciais", conta no pedido.

Atualmente, a J&F atua nos mercados de geração e comercialização de energia elétrica por meio da Âmbar Energia com 4,1 GW de capacidade instalada. O crescimento no setor ocorreu sempre por aquisições de ativos.

Em 2024, a empresa fechou acordo para adquirir 12 usinas termelétricas da Eletrobras. Mais recentemente, a empresa assumiu o controle da Amazonas Energia, distribuidora que atua no Norte do Brasil.

Em óleo e gás, o grupo atua por meio da Fluxus, empresa adquirida pela J&F em 2023 que agora atua como plataforma para expansão no setor petrolífero na América Latina. Ela já comprou blocos na Argentina e planeja ampliar operações em países como Bolívia, Brasil e Venezuela.

Valor
https://valor.globo.com/empresas/noticia/2025/10/03/jf-dos-irmos-batista-pede-aval-ao-cade-para-comprar-a-roraima-energia.ghtml