ARMAZENE - Associação Brasileira de Armazenamento de Energia

ANEEL participa de audiência pública no Senado sobre armazenamento de energia

Divulgação

A audiência pública faz parte de uma série de discussões promovidas pela Comissão Mista da Medida Provisória 1304/2025.


Em audiência pública realizada hoje (16) no Senado Federal, o diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que a regulação sobre o armazenamento de energia vem avançando na Agência e que o órgão regulador está apto a licitar projetos de armazenamento de energia caso o planejamento considere necessário.

O diretor-geral destacou que atualmente há sete pedidos de outorga ad hoc de armazenamento em análise. "Portanto, independentemente de eventuais decisões legislativas do Congresso Nacional sobre o tema, a ANEEL, em conjunto com o ONS, a EPE e o Ministério de Minas e Energia, está preparada para avançar na agenda de armazenamento", reiterou.

Ele lembrou que a ANEEL trabalhou em conjunto com a EPE e a Secretaria de Planejamento do MME a fim de encontrar uma solução para a aplicação de uma bateria em Registro, no litoral de São Paulo. "Essa implantação evitou a construção de uma linha de transmissão que seria utilizada apenas em horários de pico ou para geração local. A bateria demonstrou, portanto, sua eficácia", ressaltou.

Feitosa afirmou que as baterias podem ser implementadas de forma autônoma (custo individual) ou integrada à transmissão (custo compartilhado). "Há diversas fontes de receita possíveis para os projetos, como arbitragem de preços e serviços ancilares, além de leilões específicos. A alocação de custos depende do modelo de implementação, com diferentes vantagens e desvantagens", finalizou.

A audiência pública de hoje faz parte de uma série de discussões promovidas pela Comissão Mista da Medida Provisória 1304/2025.

Agência Naciona de Energia Elétrica
https://www.gov.br/aneel/pt-br/assuntos/noticias/2025/aneel-participa-de-audiencia-publica-no-senado-sobre-armazenamento-de-energia